sábado, 15 de setembro de 2012

Parte 1 -
A personagem Emília é uma das mais queridas criações de Monteiro Lobato e marcou (e ainda marca) a infância de muita gente. Na tevê, foi vivida desde os anos 50 por diversas atrizes.
Vamos fazer um teste de idade aqui. Qual a Emília que marcou sua infância?
(A minha foi Reny de Oliveira.)

A primeira, no tempo em que a tevê era em preto-e-branco e ao vivo, pois não tinham nem inventado o videotape, a Emília foi Lúcia Lambertini. O Sítio dessa época durou 13 anos no ar. A atriz morreu nos anos 70 aos cinquenta anos de idade.




Já tinha as trancinhas viradas para fora usadas pela Reny de Oliveira posteriormente (e abandonadas por Dirce Migliaccio anos antes), mas tinha o cabelo preto e aparentemente sem a tradicional boquinha pintada apenas no centro. Essa eu nem sabia que existia, descobri por acaso hoje.
Alguém aqui é velho a ponto de lembrar desta Emília??? :duvida:

Lúcia foi substituída posteriormente pela atriz Dulce Margarida.


Em 1968, o Sítio passou a ser exibido pela Bandeirantes e uma nova Emília passou a existir, interpretada pela atriz Zodja Pereira.


Nesse caso, a Emília já se parece bem mais com a Emília que conhecemos do que as duas anteriores.

Em 1974, o Sítio do Pica-pau Amarelo virou filme, interpretado pela atriz Leda Zepelin. Eu achei uma Emília de visual meio chocho. Não sei como foi recebida na época. Alguém assistiu?

A quarta Emília foi Dirce Migliaccio, e viveu a Emília entre 1977 e 1978. Essa eu sabia que existiu, mas não cheguei a assistir, pois era muito pequeno e não tinha tevê.



A Emília de Dirce tinha o cabelo colorido da Emília de que me lembro, a boquinha pintada, mas as tranças retas.
A atriz viveu também uma das irmãs Cajazeiras no Bem-Amado original. Morrei em 2009 aos 76 anos.



A quarta Emília foi a Emília que ficou na minha memória. Reny de Oliveira fez várias novelas até ser chamada para fazer a Emília em 1978, substituindo Dirce Migliaccio que havia cansado de fazer a personagem. Reny ficou como Emília de 1978 a 1982. Era uma atriz muito bonita e chegou a posar nua na Playboy. (Alguém tem uma ainda?) Hoje a atriz é casada, mora nos Estados Unidos e não quer saber de tevê.


Mais tarde eu posto sobre Suzana Abranches, Isabelle Drummond e Tatyane Goulart.

2 comentários:

  1. marne, pode até ser vergonhoso, mas nunca li monteiro lobato e tampouco assisti ao sítio do pica-pau amarelo. a minha infância, no interior do interior, era regada a brincadeiras ao ar livre, com irmas, primos e vizinhos. brincadeiras e esportes saudáveis, sem medo, sem violência. tv nem tínhamos e, mesmo na casa da avó, pouco víamos, porque brincar no campo de futebol ou na grama d aigreja era o máximo do máximo. nada de arrependimentos. época feliz, feliz, feliz...

    ResponderExcluir
  2. Eu li estratos de texto do Monteiro Lobato, nunca li um livro inteiro. Mas, enquanto criança, meio preso em casa, vi muita tevê e assistia bastante ao Sítio. Não sei se foi bom, mas...

    ResponderExcluir